02/05/2016
› Dia Mundial Atividade Física 2016 em Brejo Alegre

Evento pontual integrante do Programa Agita Brejo Alegre. Os parceiros do evento foram: Divisão Municipal de Saúde, Assistência Social (CRAS), Esportes, Educação, Limpeza Pública e Setor Administrativo, todos pertencentes à Prefeitura Municipal de Brejo Alegre, Escola Estadual Agostinho Grigoleto e NGA/CIMSA Birigui.

Ações desenvolvidas:

•Palestras abordando temática atividade física, além de realização de práticas corporais nos grupos permanentes do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS): Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos realizada em 30/03/2016, PAIF (Programa de Atendimento Integral à Família) realizada em 17/03/16 e Grupo de Jovens, realizada em 01/04/16. Lembrando que tais datas foram escolhidas de acordo com a agenda de reuniões da instituição.

•Período de 04 a 13/04/2016: realização de explanações sobre os benefícios da atividade física nos grupos permanentes do Programa e convite para participação no encerramento do evento. Aqueles que realizariam a apresentação no evento de encerramento, fizeram também seus ensaios neste momento.

•05/04/2016: foram desenvolvidas gincanas com os alunos da EMEF J.J. Abdalla no Conjunto Aquático de Brejo Alegre. Já os alunos da CEMEI Maria Angélica dos Santos realizaram atividades lúdicas na quadra da instituição.

•11/04/2016: prática de zumba com os alunos e colaboradores da Escola Estadual Agostinho Grigoleto. Nesta mesma data, tivemos também a realização de atividades nos Setores Saúde, Cozinha, Almoxarifado e Administrativo da Prefeitura Municipal de Brejo Alegre, compostas por explanações sobre os benefícios da atividade física, realização de alongamentos, além de convite para participação nas atividades permanentes do Programa Agita Brejo Alegre e no encerramento do evento.

•13/04/2016: o encerramento do evento aconteceu às 19 horas, no Centro Comunitário Morada do Sol. Tivemos a abertura com a presença da interlocutora da DRS II do Programa Agita São Paulo, Beatriz Lustosa e equipe integrante do Agita Brejo Alegre. Realizamos a exibição de um vídeo com as ações pontuais e permanentes do Programa. Realizadas as apresentações de algumas atividades permanentes existentes no Programa Agita Brejo Alegre: pilates, ioga, pilates para gestantes, educação postural, balé e zumba, objetivando conhecimento e principalmente, adesão às mesmas pela população, além de motivação dos próprios alunos. Foram sorteados brindes no encerramento do evento: camisetas e squeezes personalizados do Programa Agita Brejo Alegre.

•14/04/2016: realizada no NGA/ Consórcio Intermunicipal de Saúde de Birigui as seguintes ações: palestra sobre os benefícios e importância da atividade física; avaliação física (anamnese, IMC, relação cintura-quadril, flexibilidade, PA e glicemia); prática de circuito de atividade física.

Tivemos a participação de 1432 pessoas no decorrer de toda programação do evento.