22/03/2017 às 15:50:00
› Projeto Terapêutico Singular de Brejo Alegre recebe o prêmio David Capistrano

No período de 22 a 24 de março de 2017, representantes da equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde da Família de Brejo Alegre, que desenvolvem o Projeto Terapêutico Singular, estiveram no 31º Congresso de Secretários de Saúde do estado de SP, em Santos, para participar da 14ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios.  O trabalho apresentado foi intitulado “Projeto Terapêutico Singular em um município do interior paulista: um estudo de caso”, relatando a experiência do primeiro grupo desenvolvido pela equipe.

Dentre os 378 trabalhos inscritos na Mostra, 10 experiências foram escolhidas para receber o prêmio David Capistrano, sendo tal trabalho um dos premiados. Todas as experiências premiadas terão seus artigos publicados no Boletim Instituto de Saúde (BIS), uma parceria entre o COSEMS/SP, o Instituto Saúde e a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). A publicação contará com tradução para língua espanhola e distribuição para toda a América Latina.

A equipe da UBSF ficou extremamente emocionada com a premiação, sendo este mais um dos fatores motivadores para a equipe manter este projeto pioneiro na região.

A coordenadora do projeto, a fisioterapeuta Andréa Maria Castilho, esclarece que esta é uma prática preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), onde uma equipe multiprofissional (médico, dentista, auxiliar de saúde bucal, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, educadores físicos, farmacêutico, assistente social, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e representante do Centro de Referência em Assistência Social), se reúne para discussão e acompanhamento daqueles pacientes que possuem dificuldades de melhora de suas condições de saúde com o tratamento convencional estabelecido até então. Incluem pacientes com doenças como diabetes e hipertensão arterial descompensadas, obesidade, depressão, doenças cardíacas, respiratórias, neurológicas ou qualquer outra que esteja com dificuldade de controle e necessite de um acompanhamento mais intensivo. São realizadas avaliações e reavaliações das condições físicas, psicológicas, familiares e sociais, visitas domiciliares, atendimentos individuais, práticas corporais em grupos, participação no PAIF (Programa de Atenção Integral à Família), reuniões de equipe, reuniões com os participantes, contatos com outros serviços da Rede de Saúde, parcerias intersetoriais, além de encerramento composto por tarde da beleza e jantar. A equipe já finalizou dois grupos e está se preparando para o início da próxima turma. Diante disso, convida às pessoas interessadas em participar desta nova prática a procurar a UBSF de Brejo Alegre para se inscrever.